domingo, 29 de agosto de 2010

Aniversário da coordenadora pedagógica Néli Marcos de Souza

Linda Rosa

Gostaria de fazer um poema
Mas acredito que vou falar em prosa
Mas como discorrer toda a poesia
De uma linda rosa?

Bem, penso que tenho um problema
Escrever um poema?!
Como gostaria de escrever
Toda a alegria e carisma que existe em você.

Escrever não é fácil, me faltam as palavras
Mas eis que encontrei uma
És maravilhosa!

Hum, já percebi não conseguirei expor aqui
Todo o amor e admiração que sinto por ti.

Então, despeço-me por aqui
Dizendo-lhe como é grande o
Amor que sinto por ti.

Parabéns!!! Muitas felicidades e que 
Deus a conserve e a abençoe sempre.

Beijocas, de sua amiga Jucelma.

Parabéns Néli, felicidades e muito sucesso!!

Cantando o Folclore

Fechando a semana do folclore, as crianças de 1ª a 4ª série, deixaram o pátio da escola mais alegre com belas “cantigas de roda e brinquedos cantados”. 
Foi um momento contagiante ver o envolvimento dos professores e crianças enchendo o ambiente escolar com ritmo de Festa.
As professoras Hilda e Bia brincando de roda com seus alunos
A professora Marlene com seus alunos

A professora Sandra com seus alunos
O professor Antonio com seus alunos
A coordenadora pedagógica Néli e a professora Léia com os alunos
VIVA O FOLCLORE !!!

Colaboração: Néli Marcos de Souza
Fotos: Zulmara Bacis Guglielmi

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quintino Rizzieri participa da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”

Alunos das escolas de Içara garantiram participação na Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o futuro. Neste ano participaram todas as 18 escolas da rede municipal e mais 11 escolas estaduais de Içara. Foram escritos 19 poemas (alunos do 5º e 6º ano); nove memórias (alunos do 7º e 8º ano); oito crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e dois artigos de Opinião (alunos do 2º e 3° ano). A categoria “Poema” recebeu mais textos pelo fato do município ter mais escolas do nível fundamental, 5ª série (6º ano).

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Conceição Búrigo Lima, na última edição da Olimpíada em 2008, da qual a professora Néli Marcos de Souza e o aluno Rafael Borges Budni foram semifinalistas, apenas estudantes de duas escolas do município participaram. “Este ano a adesão foi bastante significativa, pois todas as escolas municipais estão participando. Agora, nossa cidade tem mais chance de passar para as próximas etapas”, declarou.

O concurso literário desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) será disputado em nível escolar, municipal, estadual, regional e nacional. A Olimpíada tem por objetivo a melhoria da qualidade de ensino, bem como incentivar os estudantes das escolas públicas de todo o país, a desenvolver a escrita e o gosto pela leitura.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada em duas vertentes: o prêmio e a formação de professores. No período da premiação que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e alunos com a utilização do material de apoio, um Kit de criação de texto que é composto por três fascículos, cada um direcionado as atividades para o trabalho com um gênero textual específico.

A coordenadora pedagógica do Quintino Rizzieri e da Olimpíada na rede municipal de Içara, Néli Marcos de Souza, ministrou um curso de 20h para preparar os professores no desenvolvimento dos textos dos alunos.
Primeiro dia do encontro, discutindo o regulamento da Olimpíada.
A professora Haidée Moreira Dias fazendo a leitura do relato do 1º Encontro da Olimpíada.
Professoras do Quintino recebendo a Maleta da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Conceição, também recebendo a maleta da Olimpíada de Língua Portuguesa.
1º Encontro: elaboração de um cartão para dar ao amigo secreto. Dinâmica de interação do grupo.

2º Encontro: A ministrante Néli deu as boas vindas as professoras. Ela enfatizou sobre a importância de conhecermos para compreendermos melhor a função social da escrita.

Conhecendo um pouco do material da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A ministrante Jucelma explicou a diferença entre Gêneros Textuais e Tipos Textuais. Ela salientou que é preciso observarmos a escrita dos textos para não manifestar duplo sentido. "Os gêneros textuais são reflexos das necessidades das pessoas e precisam ter estilo".

Apresentação dos trabalhos sobre o ensino da Língua Portuguesa.
Assistindo um vídeo sobre as mulheres antigamente e nos dias atuais.
Dinâmica das qualidades, repassando o presente para as pessoas e o último presente generoso.
Néli agradecendo a colaboração da ministrante Jucelma; da Mirian pelos trabalhos informatizados e da Zulmara pela assessoria publicitária.
Colaboração: Jornal Içarense, Jucelma Cardoso Cipriano.
Fotos: Zulmara Bacis Guglielmi

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

3ª Exposição Municipal “Arte Provoca Arte”



Aconteceu no dia 24 de agosto, a abertura oficial da 3ª Exposição Municipal "Arte Provoca Arte", realizada pela Administração Municipal de Içara, através da secretaria de Educação e Cultura. Durante o evento que vai até o dia 27 de agosto, serão mostrados os trabalhos dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A cada edição do evento, é feito um trabalho artístico coletivo pelas professoras de artes da Rede Municipal de Ensino, onde um tema é escolhido entre elas para representar a evolução do município. São 18 escolas municipais envolvidas com os trabalhos, que trazem à comunidade uma amostra dos trabalhos realizados pelos alunos do ensino fundamental em sala de aula na disciplina de artes.



A 1ª Exposição Municipal “Arte Provoca Arte” teve como tema uma “Mandala”, a 2ª Exposição teve um “Trem” representando a chegada dos imigrantes e nesta 3ª edição da Exposição foi preparado um “bolo gigante de madeira” com 6 camadas, sendo que cada camada representa uma parte da história do município de Içara. Desde a chegada dos açorianos, construção da estrada de ferro Tereza Cristina, agricultura, indústria e comércio.


A Professora Márcia de Artes da Escola Quintino Rizzieri, destacou que a 1ª camada representa o ‘litoral e a chegada dos Açorianos e a pesca’. A 2ª camada representa a ‘agricultura’ realizada pelos imigrantes e a 3ª camada representa a estrada de ferro. A 4ª camada comentou a professora, representa o ‘comércio’, e a 5ª e 6ª camada destaca as ‘indústrias plásticas e o mel’. E no topo do bolo está em destaque uma escultura de madeira simbolizando a idade do município, ou seja, “Içara Rumo aos 50 anos”.



A escola Quintino Rizzieri através das professoras de artes, Márcia e Lilian, levaram lindos trabalhos dos alunos para representar a escola. e também fizeram uma releitura de obras gigantes, de Tarsila do Amaral e Van Gogh. 




As 4ªs, 5ªs e 8ªs séries, pintaram lindas telas com vários temas e desenhos maravilhosos. 

Já os alunos das 2ªs e 3ªs séries fizeram lindos e interessantes quebra-cabeças da releitura das obras de Romero Britto e Tarsila do Amaral. Eles pintaram as obras, recortaram em pequenos pedaços e depois transformaram em belíssimos quadros. 


Maquetes e pinturas em telas, representando a pré-história, os índios no Brasil e os africanos foram feitos pelos alunos das 4ªs, 5ªs e 6ªs séries.

As 7ªs e 8ªs séries fizeram uma releitura de obras de Gustavo Rosa através de recortes e colagem. As 7ªs séries também fizeram belíssimas máscaras de gesso e suporte de isopor.




O prefeito Gentil Dory da Luz, que participou da abertura oficial do evento, comentou que a exposição está muito boa, são trabalhos de beleza impressionante e é também uma maneira de incentivar os alunos à criatividade. Ele sente-se orgulhoso e feliz em ver a criatividade e imaginação de cada um dos alunos das 18 escolas do município participantes do evento em cada obra, o que torna o resultado da exposição muito positiva.  

Giovana dos Santos, Gestora de Educação, destacou que os trabalhos são bastante diversificados, criativos, belos e inspiradores.


Parabéns a todos os organizadores do Evento, a coordenadora de artes do município, Lilian Rosane Philippi, e aos alunos e professoras de artes de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Içara.





A Exposição é aberta a toda comunidade. As escolas interessadas podem agendar visitas pelo fone: 3432-8505. A exposição fica aberta das 8h às 21h, na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), Praça da Juventude, no Centro.


Colaboração: Lilian Rosane Philippi, Márcia Mendes, Prefeitura Municipal de Içara.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Resgatando o Folclore

Em comemoração a semana do ‘Folclore’, na terça-feira dia 24/08 os alunos de 1ª a 4ª série ouviram a história “A Festa no Céu”, apresentada pela coordenadora Néli.
A lenda foi contada tendo como personagens bichos de pelúcia trazidos pelas próprias crianças. 
A alegria contagiou o espaço da biblioteca, um ambiente muito bem preparado pela nossa querida bibliotecária, Jucelma.
Valeu galera, nossa escola é só sucesso !!!



Beijos de montão...

Colaboração: Néli Marcos de Souza
Fotos: Zulmara e Camila