Alunos das escolas de Içara garantiram participação na Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o futuro. Neste ano participaram todas as 18 escolas da rede municipal e mais 11 escolas estaduais de Içara. Foram escritos 19 poemas (alunos do 5º e 6º ano); nove memórias (alunos do 7º e 8º ano); oito crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e dois artigos de Opinião (alunos do 2º e 3° ano). A categoria “Poema” recebeu mais textos pelo fato do município ter mais escolas do nível fundamental, 5ª série (6º ano).
Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Conceição Búrigo Lima, na última edição da Olimpíada em 2008, da qual a professora Néli Marcos de Souza e o aluno Rafael Borges Budni foram semifinalistas, apenas estudantes de duas escolas do município participaram. “Este ano a adesão foi bastante significativa, pois todas as escolas municipais estão participando. Agora, nossa cidade tem mais chance de passar para as próximas etapas”, declarou.
O concurso literário desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) será disputado em nível escolar, municipal, estadual, regional e nacional. A Olimpíada tem por objetivo a melhoria da qualidade de ensino, bem como incentivar os estudantes das escolas públicas de todo o país, a desenvolver a escrita e o gosto pela leitura.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada em duas vertentes: o prêmio e a formação de professores. No período da premiação que ocorre nos anos pares, são organizadas oficinas de leitura e escrita, realizadas pelos professores e alunos com a utilização do material de apoio, um Kit de criação de texto que é composto por três fascículos, cada um direcionado as atividades para o trabalho com um gênero textual específico.
A coordenadora pedagógica do Quintino Rizzieri e da Olimpíada na rede municipal de Içara, Néli Marcos de Souza, ministrou um curso de 20h para preparar os professores no desenvolvimento dos textos dos alunos.
Primeiro dia do encontro, discutindo o regulamento da Olimpíada.
A professora Haidée Moreira Dias fazendo a leitura do relato do 1º Encontro da Olimpíada.
Professoras do Quintino recebendo a Maleta da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Conceição, também recebendo a maleta da Olimpíada de Língua Portuguesa.
1º Encontro: elaboração de um cartão para dar ao amigo secreto. Dinâmica de interação do grupo.
2º Encontro: A ministrante Néli deu as boas vindas as professoras. Ela enfatizou sobre a importância de conhecermos para compreendermos melhor a função social da escrita.
Conhecendo um pouco do material da Olimpíada de Língua Portuguesa.
A ministrante Jucelma explicou a diferença entre Gêneros Textuais e Tipos Textuais. Ela salientou que é preciso observarmos a escrita dos textos para não manifestar duplo sentido. "Os gêneros textuais são reflexos das necessidades das pessoas e precisam ter estilo".
Apresentação dos trabalhos sobre o ensino da Língua Portuguesa.
Assistindo um vídeo sobre as mulheres antigamente e nos dias atuais.
Dinâmica das qualidades, repassando o presente para as pessoas e o último presente generoso.
Néli agradecendo a colaboração da ministrante Jucelma; da Mirian pelos trabalhos informatizados e da Zulmara pela assessoria publicitária.Colaboração: Jornal Içarense, Jucelma Cardoso Cipriano.
Fotos: Zulmara Bacis Guglielmi
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